MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL

MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL

O Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), encontra-se em processo de negociação com os fóruns que representam o conjunto dos servidores do Executivo Federal – FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e FONACATE (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) – através de uma proposta (ainda em discussão entre as entidades que representam) ofereceu oficialmente os seguintes percentuais de reajuste: Salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023 e, em relação ao Auxílio Alimentação propôs um reajuste de 43,6%, referente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro/2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.

Segundo o interlocutor que representa o Governo federal, economista Sérgio Mendonça, caso o índice proposto para o incremento salarial ocorra no início do mês de abril, pode chegar a 9%. Ainda segundo o economista, esses valores estão previstos no orçamento da União para o ano em curso, afirmando ainda que os demais itens da pauta de reivindicação dos sindicatos começarão a ser discutidos a partir de maio desse ano.

As categorias também serão recebidas individualmente pelo MGI, através da Mesa de Negociação, para avaliar as perdas e os ajustes necessários (reestruturação) para cada carreira.

Os valores ainda não foram aceitos. Convém salientar que foi solicitado pelos representantes dos servidores, a inflação acumulada ao longo dos últimos seis anos, quando houve o último acordo salarial.

Paralelamente a esse processo de negociação, a FENAPRF criou uma Comissão de Trabalho de Reestruturação, cujo trabalho foi apresentado ontem, para análise do Conselho de Representantes. Trabalho esse que norteará as ações do sistema sindical PRF na busca da devida valorização do Policial Rodoviário Federal.

Compartilhe

plugins premium WordPress